terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Criação de empregos recua 23% em 2011

País perdeu 408.172 vagas em dezembro de 2011, diz Caged

Agência Estado publicado pelo Jornal A tarde

O Ministério do Trabalho informou nesta terça-feira, 24, que o saldo líquido de empregos com carteira assinada no País caiu 408.172 em dezembro de 2011. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no acumulado do ano passado, o saldo foi de criação de 1.944.560 vagas formais. O resultado de dezembro ficou dentro do intervalo previsto pelos analistas, de perda de 341 mil a 482 mil postos, e ficou pior que a mediana, negativa em 398 mil. A meta do Ministério do Trabalho no início do ano passado era de geração de 3 milhões de postos, 500 mil a mais do que em 2010. Naquele ano, o governo anunciou a criação de 2,5 milhões de vagas.

Ao longo do ano, o então ministro Carlos Lupi reduziu a projeção para 2,5 milhões e, em seguida, para algo mais próximo de 2,3 milhões. A meta do governo considera, além do Caged, também as informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que inclui os dados dos empregos públicos, mas que serão conhecidos só em meados do primeiro semestre deste ano. Considerando o saldo de emprego com a Rais, 2010 foi recorde histórico de geração de vagas, um total de 2,86 milhões de novos postos. No ano anterior, o saldo havia ficado em 1,76 milhão e, em 2008, em 1,83 milhão. Em 2007, o saldo foi de 2,45 milhões - até então, o melhor da série histórica.



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Suspeita de fraude nas eleições do TRE

Texto: Jornal A Tarde

Telma Britto, presidente do TJ-BA

A eleição que definiu o nome da representante do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a atuar, nos próximos dois anos, no órgão responsável por garantir a legalidade do processo eleitoral em todos os 417 municípios – o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) – pode ser anulada por suspeita de fraude. A desembargadora Daisy Lago Ribeiro Coelho entrou nesta quinta, 19, com requerimento pedindo a nulidade da eleição na qual foi derrotada por apenas um voto de diferença. A magistrada solicita a realização de um novo pleito e sugere a abertura de uma investigação criminal para apurar os fatos.

Suspeitas - A razão do pedido de anulação é exata como a matemática. Na votação, realizada no dia 18 de janeiro no Pleno do TJ-BA, 35 desembargadores, contando com a presidente Telma Britto, registraram presença na eleição. Mas o resultado oficial foi 18 votos para Sara Silva de Brito, 17 para Daisy Lago e três em branco. A soma dos votos dá 38. “Evidente que o somatório de cédulas apuradas não corresponde ao número de desembargadores presentes, o que atrai, de modo inexorável, a nulidade à votação empreendida, posto que não se pode emprestar validade à eleição ou votação secreta se o número de votos não corresponde, com exatidão, ao número de votantes”, escreveu, em seu requerimento, a desembargadora.

Daisy Lago salienta que, apesar de o número de votos válidos coincidir com o de desembargadores presentes, o caráter secreto da votação não permite se chegar à conclusão de que todos tenham manifestado preferência por uma das candidatas ou votado em branco ou nulo. A magistrada observa que é básico do sistema democrático o princípio de que cada eleitor só pode exercer seu voto apenas uma vez. “Nesta circunstância, é com enorme pesar que se constata a ocorrência de vício insuperável decorrente de erro ou fraude, que macula a validade do resultado e, por isso mesmo, a convocação de uma nova eleição”, disse.

Ressaltando que não pretende manchar a imagem do Tribunal, a desembargadora Daisy Lago lembra situações consideradas por ela como “estranhas”, como, por exemplo, o fato de as cédulas de votação (na eleição do TJ-BA as cédulas são de papel) já estarem na cabine de votação. É rito na eleição no Pleno do TJ-BA que o desembargador seja chamado nominalmente, um a um, para a cabine de votação e receba as cédulas das mãos da presidente momentos antes de oferecer seu voto, e a coloque na urna. “Pode ter ocorrido de alguém votar duas vezes”, argumentou a desembargadora, que já exerce função no TRE desde dezembro passado. A magistrada lembra que no áudio da sessão da votação consta que a desembargadora Luislinda Valois chegou a falar que não tinha recebido a cédula e que alguém lhe disse que a cédula já estava na cabine. A presidente do TJ-BA, Telma Britto, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai encaminhar o requerimento ao Pleno do tribunal de Justiça ainda nesta sexta. O documento será submetido à votação na próxima sessão plenária, que deve acontecer no dia 25. A desembargadora Sara Brito informou, também por meio da assessoria, que, neste momento, ela prefere não se pronunciar sobre o assunto.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Jota Lacerda visita colegas da Rádio Sociedade AM - 740

Depois de 25 anos fora da emissora, o radialista Jota Lacerda fez visita surpresa aos amigos da Rádio Sociedade da Bahia AM 740. Tudo aconteceu ontem (12), no p
rograma "Chutando a Bola" e as feras Raniere Alves, Antonio Vieira, Noel Tavares e Dailton Santana poderam bater um papo muito interessante.
Lacerda, hoje com êxito faz parte da crônica cearense e tem o reconhecimento nacional. Parabéns Lacerda!






Aplausos e esperança marcaram visita de Saulo Fernandes a Cajazeiras


Cortejo com a presença de Saulo

No palco: Chiclete e Saulo
 A batida foi forte dos instrumentos e a emoção do público completaram o cenário com crianças e adolescentes munidos com baldes, latas, garrafas peti, e varetas usadas para assar churrasquinho. Foi assim o início da noite de ontem (12) para os moradores da Quadra D, Fazenda Grande III – Cajazeiras que receberam com aplausos e muito carinho o cantor e compositor Saulo Fernandes. A visita deste consagrado da música brasileira se deu por conta do lançamento do projeto “Arte nas Ruas”, através do Núcleo Percussivo Som de Guri, coordenado pelo produtor musical Ricardo de Lima Silva, (Dom Chicla Chiclete). “Nossa intenção é ocupar a mente dessas crianças através da música, educação e cultura, mas com o apoio de Saulo chegaremos muito mais longe”, disse.
Saulo em mmomento de descontrção
 Além do cantor da Banda EVA que cantou sucessos como: Circulou; Pequena Eva e Anjo, o público acompanhou as apresentações de Rafa Chaves, Mikael Mitti, Menino Sinho do Candeal, Os Pardais de Cajazeiras, Banda Parque Sonoro e outros grupos musicais da comunidade. Todos esses artistas se juntaram para vê de perto o grupo de cerca de 20 adolescentes da comunidade que utilizam instrumentos produzidos através de materiais recicláveis e produzem som percussivo, fator que chama a atenção de todos. “Jorge Barbosa, morador do local há 27 anos ressalta que esse projeto não pode parar e que precisa de atenção das autoridades. “Nós fazemos a diferença como multiplicadores e os artistas como pessoas que influenciam na vida dessas crianças”, encerra.
Lagatixa e Chiclete
 O idealizador das atividades é o jovem percussionista Lagartixa Feliz, 21 anos que ao perceber o grande número de meninos e meninas ociosos na comunidade, resolveu bater de porta em porta para pedir autorização aos pais para passar sua experiência na música para essas crianças. A idéia agora é adquirir um terreno para a construção da Fundação Cajazeiras. “O terreno existe, mas precisamos de liberação de posse”, acrescenta dizendo que a área pretendente está abandonada e fica localizada próximo do local dos ensaios. “Através da fundação, nós iremos oferecer a comunidade a prática de esportes, música, dança, acesso a escola e muito mais”, encerra.




quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lançamento do Baianão 2012

 
Noel, Tone Silva, Marco e Silvonei
Foto Noel Tavares

Salão lotado de jogadores, imprensa, dirigentes, torcedores e outras pessoas ligadas ao esporte. Foi assim que ficou ontem (11), o salão principal da Churrascaria Boi Preto - Orla de Salvador. Tudo aconteceu no lançamento do Campeonato Baiano de 2012 que será transmitido pela TV Bahia, canal 11, pelo menos é o que foi anunciado e, hoje, surge a notícia que a referida emissora de TV não vai transmitir o jogo do dia 18 em Senhor do Bonfim: Feirense x Vitória.
 
Noel e Binha de São Caetano

No evento, Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Bahiana de Futebol ressaltou que fechou parcerias para os clubes com a intenção de equacionar as despesas das equipes do interior. A competicção que começa na próxima quarta-feira, tem encerramento previsto para 13 de maio, confira a rodada de abertura:

Foto - Noel Tavares

Noel e funcionários da churrasacaria

Vitória da Conquista
        x
Camaçari

   Juazeiro
         x
Bahia de Feira


Fluminense
      x
Juazeirense
Bahia x Alético 
Itabuna x Serrano
Feirense x Vitória












Saulo Fernandes Lança projeto social em Cajazeiras


Foto - Noel Tavares

A batida forte nos instrumentos e o som produzido pela seqüência de toques resultam na perfeita harmonia entre crianças carentes da Fazenda Grande III e o material reciclado que poderia estar nas ruas acumulando problemas para a própria comunidade. Esse é o resultado de um trabalho recente, mas que já mostra que é grande pelos frutos produzidos em tão pouco tempo, através da parceria feita na própria comunidade. E assim se destaca o projeto “Arte nas Ruas” através do Núcleo Percussivo Som de Guri, coordenado na Quadra D, pelo produtor musical Ricardo de Lima Silva, (Dom Chicla Chiclete). Os ensaios acontecem no início da noite com a proposta de agrupar crianças e adolescentes de Cajazeiras com a finalidade de despertar nessas pessoas o interesse pela música, e assim evitar que essas pessoas entrem no mundo do crime, o projeto também tem a proposta de resgate social.
Foto - Noel Tavares
O grupo idealizado pelo percussionista Lagartixa Feliz vive um grande momento, pois nesta quinta-feira (12), das 17h às 20h, acontece o lançamento oficial das atividades com a presença de consagrados da música brasileira: Saulo Fernandes (Banda Eva), Larissa Luz (Araketu), Mikael Mutti e Park Sonoro. Vai ser um momento mágico, pois a própria comunidade, além de receber os artistas, vão vê de perto as crianças carentes de bairro dando um show de música percussiva, através de instrumentos produzidos manualmente pelo grupo.
De acordo com Dom Chicla, o trabalho é realizado com cerca de 20 crianças da comunidade de Cajazeiras que recebem orientação sobre como ser um cidadão e, em seguida, incentiva os garotos entre seis e treze anos a prática da música. “Se no grupo de 20 conseguimos formar um músico e 19 cidadãos, a vitória é plena!”, disse. Como a intenção também é despertar a importância da reciclagem, o grupo usa instrumentos feitos através de objetos que, para muitos não tem serventia: latas de óleo, baldes de tinta, garrafas peti, varetas de churrasco e outros que são transformados em instrumentos musicais que produzem som de percussão. 
Foto - Noel Tavares

Chicla ainda alerta que Cajazeiras é um bairro com cerca de 700 mil habitantes e precisa de maior presença do poder público, inclusive para que o local deixe de ser dormitório e sim, participe ativamente do crescimento da cidade. Ele acrescenta que ocupar a mente daqueles que serão o futuro do bairro é evitar um confronto social e fazer com que todos vivam em paz. “Com nossas atitudes também representamos a vida dessas crianças”, encerra.

Lançamento do projeto “Arte nas Ruas” do Núcleo Percussivo Som de Guri

Dia 12 de janeiro de 2012

Horário A partir das 17h30

Local – Estacionamento da Quadra D, Fazenda Grande III – Cajazeiras

Responsável Ricardo de Lima Silva – Dom Chicla Telefones: 8849-6402 e 3219-9801






quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Valorização do Guarda será marca da SUSPREV em 2012

Foto - Noel Tavares
Com o pensamento de reestruturar e dinamizar as ações da Guarda Municipal do Salvador, coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, pretende dar continuidade ao processo de renovação e de valorização dos agentes de segurança do município iniciada em 2011, quando da nomeação dos Guardas Carlos Damasceno, como subgerente de operações; João Neto, subgerente patrimonial; Luís Leonardo, para Subgerência de Prevenção à Violência; e Gerson Rodrigues, para a chefia do Setor de Gestão de Pessoas. No início deste mês, mais duas nomeações: a GM Renata Nascimento assumiu a Gerência de Desenvolvimento e Corregedoria – GDCOR, e a GM Elza Carolina assumiu o Centro de Formação da Guarda Municipal.
De acordo com a chefe do Centro de Formação, a estratégia é fazer um levantamento dos cursos realizados e que mais contribuíram para o exercício da atividade de Guarda Municipal e dar a formação continuada aos agentes. “Quem trabalha no CAPS, por exemplo, percebe a necessidade de receber orientação de como atuar diante de pessoas com deficiência”, completa. Na programação do setor também existe a proposta de continuar o curso de Pilotagem Avançada, e a preparação do Grupamento de Apoio ao Turista – GAT, com o início do segundo módulo de língua estrangeira – Inglês.
Já Renata Nascimento alerta para o resultado das atividades que deve ser através da excelência com o serviço prestado a população. “Queremos uma Guarda Municipal mais forte e preparada para enfrentar novos desafios e conseguiremos êxito através da educação continuada”, exclama. As ações educacionais serão intensificadas pelo Núcleo de Projetos Especiais – Nupe com a ampliação das visitas técnicas a escolas para em seguida iniciar o ciclo de palestras, principalmente as que versam sobre a conservação do patrimônio público e bullying nas escolas. De acordo com o coordenador do Nupe, Ricardo Tavares, é preciso fortalecer as relações interpessoais nas escolas para diminuir a violência. “Respeitar o colega é sinal de boa convivência, é por isso que ministramos palestras para estudantes, pais, professores, funcionários e outros”, encerra.