segunda-feira, 7 de junho de 2010

Comércio aposta nas vendas durante a copa

Depósitos cheios de mercadorias, vendas discretas e clientes pesquisadores em busca de produtos de qualidade, nas cores verde e amarela. Desta forma se comporta o comércio de Salvador as vésperas da Copa do Mundo de futebol que acontece este mês na África do Sul. Nas ruas do centro da cidade é pequena a procura por produtos como boné, balão, bandeiras, bandeirolas, chapéu, bonés, camisetas, corneta, apito e muitos outros produtos que possam enfeitar ruas, avenidas, casas, vilas, vielas, becos e condomínios.

De acordo com representantes de lojas situadas na rua Marcílio Dias, Centro, as vendas não estão boas, mas com o bom desempenho da seleção brasileira na competição, todos os produtos vão ser vendidos, com a possibilidade de fazer viagens para comprar novas mercadorias em São Paulo e voltar a tempo de vender tudo. Acostumado com o movimento das vendas no Centro de Salvador, Edson Raimundo Novaes, que trabalha na casa Nicolas, há mais de 48 anos afirma que as vendas não estão boas, porém, para melhorar depende do desempenho da seleção comandada por Dunga. “Quando o Brasil ganhar a primeira partida, as pessoas se incentivam, então a gente começa a vender”. Novaes acrescenta que em outras épocas, anos 90 por exemplo, era preciso viajar até quatro vezes por semana a São Paulo em busca de mercadorias com temas da copa. “Era uma época boa, as vendas só aumentavam”, conclui, enfatizando que hoje é preciso fazer a diferença para atrair o cliente e, em consequência vender os adereços da copa.
Com produtos expostos até do lado de fora da loja, os funcionários da Casa Fahel, apostam em boas vendas antes, durante e depois da copa. A procura por adereços com tema da Copa da África é muito grande. Na loja, a variedade é impressionante, os fregueses até se batem em busca do produto certo, todos com a intenção de fazer a melhor festa junina curtindo os jogos da seleção brasileira. O estudante Lucas Pimentel é um exemplo. Com a cabeça verde e amarela, acompanhado do seu irmão e de sua mãe, o garoto se prepara para festejar as vitórias do time comandado por Dunga. “Já pintei o cabelo, comprei bandeirolas. Comprei aqui todos os produtos para a copa”, disse.

Enquanto os comerciantes do centro da cidade se queixam da baixa procura por produtos da copa, as ruas de Salvador vêm ganhando um colorido especial. São bandeirolas, balões, bandeiras, apito, e muitos outros adereços que as pessoas usam para colorir as ruas e avenidas. Quem passa na Baixa dos Sapateiros, por exemplo, se encanta com o colorido. O verde e o amarelo também passaram a fazer parte da paisagem do Condomínio Bela Vista, em Cajazeiras. A estudante de direito Lucilene Tavares afirma que esse é o momento em que o cidadão consegue extravasar sua euforia pela seleção brasileira. “A satisfação do povo pelo time de Dunga é traduzida pela forma em que as ruas estão sendo enfeitadas, até o início da copa, a cidade estará toda de verde e amarelo”. Passando em outros bairros, é fácil perceber o predomínio das cores da bandeira brasileira predomina.

 Na avenida São Roque, bairro Liberdade, os moradores esqueceram até o momento de aperto e fizeram uma”vaquinha” para comprar os enfeites, o mesmo exemplo foi seguido em diversas comunidades de Salvador como: Engenho Velho de Brotas e rua Pajuçara, Ilha Amarela – Av. Suburbana. Moradora do município de Camaçari – Bahia, a estudante de Jornalismo, Milane Magalhães, afirma que quando era pequena chorava a cada gol do Brasil e hoje curte as emoções da copa de outra forma. “Na minha rua, eu que organizo os eventos, cada jogo assistimos numa casa diferente e a produção também é nossa”, declara. Com a marca do Brasil até nas unhas, Magalhães conclui dizendo que gosta muito de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário