![]() |
Foto - Yerma Soledade |
Foram concluídos ontem (28), dois cursos que integraram mais ainda os trabalhos realizados envolvendo homem e cão, uma parceria que rende frutos para todos. Nesses dois eventos, participaram pessoas que atuam na área da segurança pública e que procuram aperfeiçoar seus conhecimentos em missões de salvamento, busca, resgate e operações com cães de guerra. Durante o curso, foram desenvolvidas técnicas de adestramento de cães de guerra, além de intensificar os métodos para a utilização do cão em operações de salvamento em desastres naturais ou estruturas colapsadas (escombros, desabamentos e soterramentos). As atividades foram ministrados para Policias Militares e Civis, Guardas Municipais de Salvador e membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Feira de Santana, Simões Filho, Barreiras, Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, também para membros do Exército e da Força Aérea Brasileira. As instruções foram realizadas na CIA de Polícia do Exército da 6ª Região Militar – Avenida Paralela e no 10º Grupamento de Corpo de Bombeiros – Simões Filho.
Adestramento de cães de guerra
Com duração de 28 dias, o Curso de Adestrador de Cães de Guerra também integra as instituições que trabalham com cão, além de disponibilizar conhecimentos sobre o adestramento canino. Nesta etapa, são desenvolvidos no homem a melhor forma de comando sobre os animais, como: senta; levanta; deita; junto e fica. Os alunos (estagiários) também aprendem um pouco sobre psicologia canina, noções de enfermagem veterinária (canina), cinotecnia e cinofilia. O acesso dos agentes da Guarda Municipal a cursos deste porte integra mais uma das ações da Prefeitura de Salvador visando a Copa de 2014. “O mais importante na participação da Guarda Municipal é a integração com as forças que possibilita o aprimoramento do trabalho com cães”, disse o aluno Ubirajara Azevedo, comandante do canil da Guarda Municipal de Salvador.
Salvamento, busca e resgate com cães
Já o Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, com duração total de 110 horas, foi realizado através de parceria da Associação Brasileira de Resgate, Busca e Salvamento com Cães – ABRESC e 10º Grupamento de Bombeiros Militares de Simões Filho, local das aulas. De acordo com o coordenador do curso, capitão Allan Guanais, a intenção é formar membros do Corpo de Bombeiros e outros agentes da Segurança Pública na área da utilização de cães em desastres naturais ou desabamentos. Gerenciamento de Desastres, Psicologia das Emergências, Técnicas de Busca e Salvamento em Soterramentos e Desabamentos, Operações utilizando Helicópteros e Busca Terrestre também fizeram do conteúdo do curso.