quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Saulo Fernandes Lança projeto social em Cajazeiras


Foto - Noel Tavares

A batida forte nos instrumentos e o som produzido pela seqüência de toques resultam na perfeita harmonia entre crianças carentes da Fazenda Grande III e o material reciclado que poderia estar nas ruas acumulando problemas para a própria comunidade. Esse é o resultado de um trabalho recente, mas que já mostra que é grande pelos frutos produzidos em tão pouco tempo, através da parceria feita na própria comunidade. E assim se destaca o projeto “Arte nas Ruas” através do Núcleo Percussivo Som de Guri, coordenado na Quadra D, pelo produtor musical Ricardo de Lima Silva, (Dom Chicla Chiclete). Os ensaios acontecem no início da noite com a proposta de agrupar crianças e adolescentes de Cajazeiras com a finalidade de despertar nessas pessoas o interesse pela música, e assim evitar que essas pessoas entrem no mundo do crime, o projeto também tem a proposta de resgate social.
Foto - Noel Tavares
O grupo idealizado pelo percussionista Lagartixa Feliz vive um grande momento, pois nesta quinta-feira (12), das 17h às 20h, acontece o lançamento oficial das atividades com a presença de consagrados da música brasileira: Saulo Fernandes (Banda Eva), Larissa Luz (Araketu), Mikael Mutti e Park Sonoro. Vai ser um momento mágico, pois a própria comunidade, além de receber os artistas, vão vê de perto as crianças carentes de bairro dando um show de música percussiva, através de instrumentos produzidos manualmente pelo grupo.
De acordo com Dom Chicla, o trabalho é realizado com cerca de 20 crianças da comunidade de Cajazeiras que recebem orientação sobre como ser um cidadão e, em seguida, incentiva os garotos entre seis e treze anos a prática da música. “Se no grupo de 20 conseguimos formar um músico e 19 cidadãos, a vitória é plena!”, disse. Como a intenção também é despertar a importância da reciclagem, o grupo usa instrumentos feitos através de objetos que, para muitos não tem serventia: latas de óleo, baldes de tinta, garrafas peti, varetas de churrasco e outros que são transformados em instrumentos musicais que produzem som de percussão. 
Foto - Noel Tavares

Chicla ainda alerta que Cajazeiras é um bairro com cerca de 700 mil habitantes e precisa de maior presença do poder público, inclusive para que o local deixe de ser dormitório e sim, participe ativamente do crescimento da cidade. Ele acrescenta que ocupar a mente daqueles que serão o futuro do bairro é evitar um confronto social e fazer com que todos vivam em paz. “Com nossas atitudes também representamos a vida dessas crianças”, encerra.

Lançamento do projeto “Arte nas Ruas” do Núcleo Percussivo Som de Guri

Dia 12 de janeiro de 2012

Horário A partir das 17h30

Local – Estacionamento da Quadra D, Fazenda Grande III – Cajazeiras

Responsável Ricardo de Lima Silva – Dom Chicla Telefones: 8849-6402 e 3219-9801






Nenhum comentário:

Postar um comentário