domingo, 12 de setembro de 2010

Cultura baiana ganha espaço em Salvador

Foto - Lucilene Tavares
Olhos abertos, ouvidos apurados, atenção completa aos poetas, organizadores, escritores e homenageados. Foi assim que se comportou o público ao comparecer ao IENEBI – Encontro de Escritores Baianos Independentes. Promovido pela Fundação OMNIRA que apoia e incentiva os novos poetas e escritores da Bahia. O evento aconteceu nesta sexta (10) e sábado (11), na Biblioteca Central de Salvador, localizada no bairro Barris. Na ocasião, escritores e poetas puderam expor, negociar e assinar seus trabalhos para os presentes. Ainda, de acordo com a programação, durante os dois dias de encontro, aconteceram exposições de obras de escritores baianos, bate-papo com autores, recital poético, homenagem e o lançamento do livro,“Poesia & Contos – para todos os cantos”.

Sorridente, a escritora e poetisa, Judite Santana Barros que veio do município de Saubara – Bahia disse este ser um momento de oportunidade para que os escritores independentes mostrem seus trabalhos. O poeta, escritor e compositor, Joilson Pinheiro, aproveitou o momento para lançar sua obra que conta a estória do Brasil, com ênfase na escravidão de 1860 , momento em que os negros só tinham direito a chibatadas, tronco e trabalho.

Foto - Noel Tavares
“Minha avó, Isidoria de Jesus, que morreu aos 102 anos dizia que naquela época menino branco até podia namorar com menina negra, mas a Sinhã não podia namorar com o escravo”. Joilson acrescenta que mora no Rio de Janeiro há 11 anos, porém como nasceu em São Gonçalo dos Campos – Bahia, resolveu voltar e publicar sua obra em Salvador pelo incentivo que recebe da Fundação OMNIRA. “Essa é a vez dos escritores independentes se encontrarem e discutirem suas ideias, necessidades e também a falta de atenção promovida pelos governantes”, encerra.

Foto - Lucilene Tavares
O homenageado da noite com o título de Personalidade de Importância Cultural foi o radialista Noel Tavares. Graduando em Jornalismo e Pós-graduando em Jornalismo Cultural pela Faculdade 2 de Julho de Salvador. Tavares lembra que foi homenageado pelo trabalho que faz divulgando o esporte amador através da Rádio Sociedade da Bahia AM – 740. Através de palestras, ele aproveita e incentiva as comunidades carentes de Salvador e de outros municípios baianos, a prática do estudo e do esporte. Nesta foto, Noel recebe a placa entregue por Roberto Leal.

5 comentários:

  1. Voçê é merecedor de muitos outros títulos e manifestações de reconhecimento público,trabalha com transparência e seriedade, faz de um projeto único a extenção da sua redação, do seu estúdio, levando, adentrando a todos os lares e comunidades que sintonizam a 740, aquela que tem a qualidade brasil que exportou através da sua voz, da sua conhecidissima vinheta e dos seus jargões e filosoficamente falando, dos seus pensamentos populares e da sua simpatia...Parabéns Noel, filho da D. Hilda Tavares e marido da Srª Lucilene Tavares,VC MERECE!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita ao meu site, Noel. Aguardo o lançamento do seu livro. As pessoas precisam conhecer mais a história da terra onde moram.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. tenho o maior orgulho de você, realmente és merecedor desse e oytros prêmios que certamente estão por vim.

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Este premio, é apenas o inicio do reconhecimento do seu talento e dedicação com as coisas do povo sofrido baiano.Através do incentivo ao esporte profissional e amador,da cultura baiana e do pensamento do bem estar de nosso povo.Por onde ando (hoje tenho andado muito pouco em relação ao passado).tenho ouvido falar muito bem sobre sua honradez e determinação, que bem a conheço.
    Parabens á vc Noel Tavares que terá a dimensão
    certa no momento certo.
    Washington Tavares

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Noel Tavares, você merece este título e muito mais. A sua presença no 1º Encontro de Escritores Baianos Independentes, muito nos honrou.
    Muito sucesso para você!

    Carlos Souza
    Jornalista

    ResponderExcluir