segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Guarda Municipal intensifica atividades na orla de Salvador

Por ASCOM - SUSPREV

Foto - Noel Tavares


Sol forte, trânsito livre e praias lotadas. Foi assim o domingo (19), em Salvador. Na orla, foi grande o número de pessoas nas praias para acompanhar os diversos eventos programados como a corrida das estações que aconteceu em Jardim de Alah. Com mais espaço na areia após a retirada das barracas, os banhistas têm, aos poucos se adaptado à nova realidade. Pensando nesses detalhes, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, deu início à Operação Orla, reforçando todo o efetivo que atua na orla de Salvador, do Jardim de Alah até a Praia de Stella Maris. Os trabalhos são coordenados pelos supervisores Fabio Amaral, Leonardo Souza e Renato Hohenfeld.
Da Barra até a Stella Maris, diariamente, cerca de 255 Guardas desenvolvem atividades de preservação do patrimônio público e de prevenção a violência. Com a Operação Orla, o efetivo ganhou mais 62 Guardas, 17 viaturas, 5 motocicletas e 2 quadriciclos. De acordo com o Superintendente da SUSPREV, coronel Cassivandro da Costa Santos, a intenção é promover atividades para dar tranquilidade ao cidadão. “Neste período sabemos que aumenta o número de pessoas nas praias de Salvador, e nós da Guarda Municipal atuamos preventivamente”.

Foto - Noel Tavares
 
A presença da Guarda Municipal na orla de cidade reflete na maior sensação de segurança presenciada por turistas e moradores da capital baiana. Acompanhada da família, ao visitar a praça Vinícius de Moraes, em Itapuã, a empresária paulista, Vanessa Ferri, moradora de Taubaté – SP, explica que ficou encantada com a capital baiana e destacou que gostou mais ainda, ao perceber a presença de Guardas atuando próximo ao Farol de Itapuã e também da praça que leva o nome do referido poeta, cantor e compositor. “Me senti muito bem com a presença dos Guardas, não tivemos problemas de segurança”, completa.
Outra que destacou a presença dos agentes de segurança do município na orla foi Mercia Maturino. Campeã baiana de Paddle (modalidade de tennis com squash), ela lembra que antes da presença da Guarda Municipal na área, a criminalidade era alta e ninguém podia usar as quadras de tennis, localizadas próximo ao Imbuí. “Antes da implantação deste posto, aqui era ponto de roubos, assaltos e local para uso de droga e atos obscenos”, disse. Maturino acrescenta que está desenvolvendo um programa para inserir os Guardas nas atividades práticas do jogo de tennis. “Só em ver a Guarda aqui intimida atos de vandalismo, se alguém quiser tirar os guardas daqui, eu brigo”, finaliza.

Foto - Noel Tavares

Desde sua implantação, em 2 de Julho de 2008, a Guarda Municipal do Salvador desenvolve atividades em apoio aos diversos órgãos do município, e a cada dia se integra mais ainda com a Polícia Militar. O GM Leonardo Souza destaca que existe cada vez maior integração entre as duas forças. O Sgtº PM Edson Bessa, lotado na 39ª CIPM, ressalta que a integração é benéfica e, se os Guardas precisarem, sabem que podem contar sempre com o apoio da Polícia Militar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário