terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência do Brasil: Guarda Municipal do Salvador deu show

Por ASCOM-SUSPREV- 07-09-10

Foto - Marta de Santana
As ruas estavam repletas desde as sete horas da manhã de hoje, 7 de setembro. Crianças, homens e mulheres despertaram com gritos de guerra dos membros de cada corporação que desfilava. Foi nessa enorme passarela, que se formava desde o Corredor da Vitoria até a Praça Castro Alves, que desfilaram em torno de cem agentes da Guarda Municipal do Salvador da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência SUSPREV, em comemoração aos 188 anos da Independência do Brasil.
Moradores e admiradores do evento aplaudiam e fotografavam os grupos que desfilavam. Eram elogios e gritos de todos os lados. Pais procuravam explicar aos filhos o que representava cada figura na história. Uma moradora da Graça, D. Maria Jose Alves, 82 anos, conta emocionada que contempla a beleza dos festejos desde adolescente, quando veio morar no bairro. “Vibro com a intensidade, a garra e o vigor que fazem com que esses homens exibam suas forças. É lindo de ver”, admira-se.
A Guarda Municipal desfilou pela 2ª vez em comemoração ao Dia da Independência, e, este ano, exibiu o novo uniforme, azul rajado de preto e boina preta, do Grupo de Operações Especiais- GOE. Eles desfilaram com cães que pertencem a SUSPREV e com as novas viaturas. Para o supervisor do GOE, GM Osvaldo Vitório, este ano os agentes estão muito motivados. “É uma grande satisfação fazer parte desse grupo que deseja uma GM cada vez mais forte”, assegura.
Foto - Marta de Santana
O Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção a Violência, Cassivandro da Costa Santos, estava no palanque onde se reúnem as autoridades que prestigiam o evento. Orgulhoso de ver os agentes passarem em frente ao palco principal, o superintendente disse que neste desfile a Guarda mostrou mais uma vez sua presença marcante e que sempre está próxima da população. “Logo em breve, o cidadão vai ver uma Guarda mais forte e mais atuante”, destaca. Ao lado dele também estavam o governador da Bahia, Jacques Wagner, e outras autoridades.
Além da Guarda Municipal, outros grupos também integraram o evento, como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Grupamento Escolar Academia Militar da Agulhas Negras, Força Aérea Brasileira, Policia Militar da Bahia, Maçonaria, Colégios Estaduais e Municipais, LBV, além da Salvamar, Samu e Limpurb. Uma novidade do desfile este ano, foi uma homenagem às mulheres que fazem parte da Policia Militar da Bahia. Este ano, o policiamento feminino completa 20 anos de existência. Os festejos por esta data, também acontecem em outras capitais do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário