![]() |
Foto - Marta de Santana |
As ruas estavam repletas desde as sete horas da manhã de hoje, 7 de setembro. Crianças, homens e mulheres despertaram com gritos de guerra dos membros de cada corporação que desfilava. Foi nessa enorme passarela, que se formava desde o Corredor da Vitoria até a Praça Castro Alves, que desfilaram em torno de cem agentes da Guarda Municipal do Salvador da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência SUSPREV, em comemoração aos 188 anos da Independência do Brasil.
Moradores e admiradores do evento aplaudiam e fotografavam os grupos que desfilavam. Eram elogios e gritos de todos os lados. Pais procuravam explicar aos filhos o que representava cada figura na história. Uma moradora da Graça, D. Maria Jose Alves, 82 anos, conta emocionada que contempla a beleza dos festejos desde adolescente, quando veio morar no bairro. “Vibro com a intensidade, a garra e o vigor que fazem com que esses homens exibam suas forças. É lindo de ver”, admira-se.
A Guarda Municipal desfilou pela 2ª vez em comemoração ao Dia da Independência, e, este ano, exibiu o novo uniforme, azul rajado de preto e boina preta, do Grupo de Operações Especiais- GOE. Eles desfilaram com cães que pertencem a SUSPREV e com as novas viaturas. Para o supervisor do GOE, GM Osvaldo Vitório, este ano os agentes estão muito motivados. “É uma grande satisfação fazer parte desse grupo que deseja uma GM cada vez mais forte”, assegura.
![]() |
Foto - Marta de Santana |
O Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção a Violência, Cassivandro da Costa Santos, estava no palanque onde se reúnem as autoridades que prestigiam o evento. Orgulhoso de ver os agentes passarem em frente ao palco principal, o superintendente disse que neste desfile a Guarda mostrou mais uma vez sua presença marcante e que sempre está próxima da população. “Logo em breve, o cidadão vai ver uma Guarda mais forte e mais atuante”, destaca. Ao lado dele também estavam o governador da Bahia, Jacques Wagner, e outras autoridades.
Além da Guarda Municipal, outros grupos também integraram o evento, como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Grupamento Escolar Academia Militar da Agulhas Negras, Força Aérea Brasileira, Policia Militar da Bahia, Maçonaria, Colégios Estaduais e Municipais, LBV, além da Salvamar, Samu e Limpurb. Uma novidade do desfile este ano, foi uma homenagem às mulheres que fazem parte da Policia Militar da Bahia. Este ano, o policiamento feminino completa 20 anos de existência. Os festejos por esta data, também acontecem em outras capitais do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário