quarta-feira, 13 de julho de 2011

Condutores da Guarda Municipal são capacitados pelo DETRAN

Por ASCOM-SUSPREV

 
Promover mais eficiência e agilidade no serviço motorizado, além de melhorar o desempenho dos condutores desses veículos lotados na Guarda Municipal do Salvador. Esses são alguns dos resultados pretendidos com o inicio do Curso para Condutores de Veículos de Emergência que começou na última segunda-feira (11), das 8h às 12h20, e vai até o dia 22 deste mês, na sede do Detran. A especialização corresponde à primeira etapa do Curso de Patrulhamento Operacional de Proteção de Autoridades Públicas - POPAP, desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento e Corregedoria - GDCOR, através do Centro de Formação da Guarda Municipal do Salvador em parceria com a Escola Pública de Trânsito do Detran.

De acordo com Ana Cristina Regueira, diretora Geral da Escola de Trânsito, a instituição oferece cursos de qualificação, capacitação e formação para concursados com atuação no trânsito e assim instrui essas pessoas para que tenham a postura correta para se dirigir ao cidadão ao obter conhecimento na área de legislação para abordagem segura e, acima de tudo, equilíbrio emocional para atuar na adversidade. "Nós formamos pessoas com excelência e garantimos a população que esses profissionais sairão com conhecimentos necessários para desenvolver o serviço". Regueira acrescenta que outros interessados em cursos, devem através de ofício fazer solicitação junto à referida escola.

Os cinqüenta e oito Guardas que participam do curso, recebem orientação através de instrutores capacitados para este fim. De acordo com Nil Araujo, Chefe de Setor da Guarda Municipal do Salvador, o curso está dividido em duas partes: a teórica que está em andamento e a prática que será ministrada ao final do processo. A coordenadora de aulas do Detran, Zane Rúbia, destaca que este curso é muito importante para o condutor de viaturas ter mais atenção ao desenvolver atividades com esses veículos. "Aqui os Guardas vão conhecer um pouco mais das regras de trânsito para colocá-las em prática no seu trabalho diário".

Já o instrutor de Legislação de Trânsito, Major Fernando Azevedo, relata que para exercer a função de condutor de veículo de emergência é preciso ter conhecimento da legislação de trânsito, que é uma exigência de resolução do Contran, e é de extrema relevância para que o profissional exerça suas funções com responsabilidade, profissionalismo e competência. "Essa atividade que está sendo agregada a atividade do Guarda Municipal de Salvador capacita o servidor a prestar serviço de qualidade a sociedade baiana", conclui.

Contente com a especialização, o Guarda Valdemir Reis disse que dentre os conhecimentos adquiridos, vai aprimorar os métodos de sinalização e intensificar as noções sobre legislação. "O curso é promissor e traz oportunidade para melhor desempenhar o trabalho", disse. Já o Supervisor de Operações da Guarda Municipal, Anderson Basílio, revela que com o curso, os participantes vão saber como conduzir melhor, viaturas em situação de emergência e assim, evitar que esses veículos apresentem problemas. Os Guardas também, recebem orientação sobre o momento correto para fazerem ultrapassagens, uso do freio e da embreagem, além de passar no sinal vermelho numa eventual necessidade.

Para o coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência - SUSPREV, população e a instituição ganham com a especialização dos Guardas que passam a desenvolver trabalhos com maior eficiência. "Este curso integra o Programa de Capacitação Continuada que promovemos para todos os Guardas do município de Salvador", encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário