quarta-feira, 20 de julho de 2011

Servidores do município de Salvador voltam ao trabalho

Extraído do site correiodabahia.com.br

Os servidores municipais da Prefeitura de Salvador decidiram, após assembleia realizada nesta quarta-feira (20), pelo fim da greve, iniciado desde o dia 7 de julho. A categoria acatou a proposta apresentada pelos gestores municipais de reajuste salarial de 6% e com a possibilidade de uma nova rodada de negociações sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) em maio de 2012.
Com o fim da greve, termina também a ocupação da Câmara de Vereadores, iniciada às 10h30 da última segunda-feira (18) para pedir apoio dos vereadores nas reivindicações dos servidores.

Histórico da greve

Em greve desde o dia 7 de julho, os servidores pediam 40% de aumento e a greve gerou repercussão judicial. No último dia 12, uma decisão da Justiça considerou a paralisação ilegal e determinou multa para o caso das atividades não serem retomadas. A decisão foi da juíza Mariana Varjão Alves, que considerou o movimento de caráter abusivo e ilegal, pela forma como se desenvolveu.A juíza determinou uma multa diária de R$ 5 mil para ser aplicada ao sindicato se este não retornasse ao trabalho.

Com relação à ocupação na Câmara de Vereadores, a prefeitura havia sinalizado que poderia pedir ajuda policial, já que a greve foi considerada ilegal pela Justiça na última semana e, mesmo assim, segundo a prefeitura, os grevistas estavam impedindo o acesso de servidores que querem retornar ao trabalho com piquetes e bloqueios com cadeados e chaves. Segundo membros do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), durante a greve, os servidores respeitaram a lei que determina que 30% do efetivo continue trabalhando durante a greve para atender serviços essenciais e de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário