domingo, 23 de maio de 2010

A ganância do homem pode acabar com tudo

A chuva cai lá fora, você vai se molhar, meu bem não vá embora porque até a própria natureza tá pedindo para você ficar. É mais ou menos assim. Este é um trecho da música de Beth Carvalho que faz sucesso há décadas. O que me chama atenção é que chove desde quando eu não era nascido, mas os problemas decorrentes da chuva tem se agravado por causa do homem, homem este que já é do meu tempo. Todo ano é a mesma coisa: choveu, se prepare que tem ruas esburacadas, casas caindo, ruas alagadas, árvores ameaçando imóveis e acima de tudo famílias desabrigadas. O que eu acho curioso é que esses problemas não são provocados pela chuva, e sim decorrentes dela. Na verdade são causados pela ação desordenada do homem. Observe se é ou não é: O homem pela ganância de ter mais terreno e ampliar sua casa corta o barranco e não se preocupa com o que pode ocorrer; aquele que não tem onde morar invade os morros, escava a encosta e coloca a família para passar longas chuvas; aqueles que tem dinheiro invadem a mata, derrubam o que ainda podia lembrar a mata atlântica e constroem para aqueles que também tem dinheiro para comprar. O resultado de toda essa luta desordenada pela sobrevivência é insatisfação do próprio homem com o aumento da criminalidade e insatisfação da natureza que faz o tamanduá invadir garagem em Paramares, jacaré invadir concessionária de veículos na Paralela, ruas esburacadas, trânsito caótico e muito mais. Gente, vamos controlar nossos impulsos, pois a situação está insustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário