sábado, 17 de dezembro de 2011

Tubarão: pescadores fazem protesto no mar


Foto - Noel Tavares

Pescaria predatória através de bomba, derramamento de mercúrio e de chumbo, além de casos de morte de crianças com problemas no sangue, provocados por ingestão de produtos contaminados. Esses e outros fatores que atormentam o morador do subúrbio ferroviário de Salvador contribuíram para a insatisfação do povo que resolveu protestar. Assim neste domingo (18), às 8h da manhã acontece um Barqueata (protesto realizado por pescadores  revoltados com a falta de respeito ao mar). O protesto tem partida na praia de Tubarão em Paripe, segue para a Ribeira e, em seguida, o destino é a Ilha de Maré.

De acordo com Reinaldo Cirne, presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras e Assemelhados e Adjacências – APEMJA, o protesto conta com a participação de três grandes barcos e 70 de pequeno porte. A intenção é despertar as autoridades que fiscalizem a entrada e saída de embarcações na Baia de Todos os Santos. “A poluição é grande e por causa da poluição, suspendemos a pescaria, pois não podemos vender produtos contaminados e assim ficamos com o prejuízo semanal de R$300,00, disse.

O pescador Carlos dos Santos Souza ressalta que tem dia que vai ao mar em busca do peixe e volta para casa sem nada. “Isso acontece porque esses navios entram em nossas águas, poluem e vão embora”, exclama. Devido a toda problemática, são cerca de mil famílias que ficam sem o sustento, pois até o siri acabou em Paripe, os mangues foram destruídos e as autoridades pouco fazem para mudar o contexto. “Onde nós vamos parar?”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário