terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lá vem a polícia

Foto - Internet

Nos últimos dias percebo a presença da Polícia Militar nas ruas de Salvador, um fato que destaco como positivo, mas fico em estado de alerta, pois estamos vivendo um momento eleitoral. Meus amigos, com essa análise rápida não quero aqui afirmar que o grande número de policiais nas ruas da cidade é por pouco tempo, mas não consigo entender poque sempre não foi assim?. Nós passamos momento difíceis com os ataques do bandidos que mostraram-se fortes até mesmo contra a polícia. Mas como o mal não pode prevalecer, os homens de segurança baiana demonstraram que são mais fortes e eficientes. O povo só espera que a polícia continue nas ruas sim, porém fazendo um trabalho digno, pois se não tivermos confiança neles em quem iremos confiar? Um abraço.

sábado, 28 de agosto de 2010

Fonte Nova nunca mais

Foto - Noel Tavares
Meus amigos, neste domingo (29) é dia de destruição da mais antiga praça esportiva de Salvador, o estádio Otávio Mangabeira – Fonte Nova, como a partir de amanhã deixará de ser conhecida, e no terreno passará a existir um canteiro de obras que logo em seguida será erguida uma Arena Esportiva Multiuso. Desta forma, fica para traz um local que já proporcionou glórias e tragédias para o povo baiano. Por aqui já passou a seleção brasileira de futebol, o Bahia em jogo contra o Fluminense do Rio e na oportunidade 120 mil pessoas pagaram ingresso e assistiram o jogo das arquibancadas. Por aqui também passou o rei Roberto Carlos, a musa Ivete Sangalo e até mesmo o bispo Edir Macedo, para fazer cultos pela Igreja Universal do Reino de Deus. Tá certo que outras personalidades, além do povo baiano já passaram por aqui, mas não tenho linhas para nomeá-los. O Bahia disputava a série C do campeonato brasileiro contra o Vila Nova de Goiás, quando a segunda tragédia aconteceu. Naquela oportunidade sete pessoas morreram ao caírem de uma altura de mais de dez metros. A outra tragédia foi nos anos 70, quando o estádio era reinaugurado. Como tinha muita poeira de cimento, alguém gritou “está caindo” e o povo se desesperou. Ah, não posso esquecer da tragédia quando o Bahia, comandado por Vadão, perdeu de voltar a série A, para o Brasiliense. Claro que outros clubes baianos já passaram por aqui. Galícia, Redenção, Ypiranga e o Vitória que hoje é dono do Barradão. Gente, agora é só saudade da Fonte Nova que era de todos nós.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O entendimento da palavra

Paulo Roberto, repórter 740 AM
Numa conversa rápida que tive hoje (26) com o repórter Paulo Roberto, meu colega da Rádio Sociedade,  ele me disse uma frase que achei muito interessante. "Meu pai me dizia que um pão e um pedaço é um pão e meio". Naquele momento parei para analizar como as pessoas tem o poder de perceber as coisas e entender de maneira diferente, porém geralmente o entendimento é coerente, pois outros poderiam entender que um pão e um pedaço, é mesmo um pão e um pedaço! Meus amigos, Deus nos deu a criatividade, o entendimento e o poder do dissernimento para, na hora da necessidade, cada um entender a situação da melhor maneira possível e achar a solução, claro que não estou contando com aqueles que não tem coerência nem critérios para tal. Ô Paulo Roberto, você tem razão, seu pai foi um homem muito sábio. Que Deus o tenha em um excelente lugar.

sábado, 21 de agosto de 2010

São Caetano: sábado com saúde, cidadania e segurança

Por ASCOM-SUSPREV

Foto - Noel Tavares
Foto - Noel Tavares
Foto - Noel Tavares
Um dia com diversos serviços a disposição da comunidade do bairro São Caetano. Foi assim que aconteceu hoje, sábado (21), na quadra de esporte do Conjunto Reitor Miguel Calmon. Promovida pela Coordenação do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria, a Feira de Saúde e Cidadania contou com atendimento ao público que teve acesso a verificação de pressão arterial, vacinas contra: Febre Amarela, Hepatite, Gripe A H1N1, Poliomielite e Tétano. Também estiveram a disposição dos moradores da região, atendimento com quatro médicos clínicos, um pediatra e um psicólogo, além de palestras sobre a saúde do homem e DST/AIDS. A Feira também contou com o projeto social da Rádio Sociedade da Bahia AM que disponibilizou atendimento jurídico, EMBASA e outros. Já a Guarda Municipal do Salvador desenvolveu atividades de segurança patrimonial e de prevenção à violência. “Nosso Distrito vai as comunidades com serviços e com voluntários! essa é mais uma forma de praticar cidadania”, relata Jossinei de Castro, coordenador do referido Distrito Sanitário. Ele acrescenta que, através de parcerias, a comunidade recebeu atendimento do Centro de Apoio Psicossocial- CAPS, além de orientação do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ que disponibilizou palestras sobre Leptospirose e Esquistossomose. Outros serviços disponibilizados: informações sobre tuberculose, e com nutricionistas, além de higiene bucal com oito escovódromo. Uma equipe do Núcleo de Gestão da Informação da Secretaria Municipal da Saúde fez atendimentos e fez entregado cartão vida que facilita o atendimento médico do cidadão. Presidente da Associação de Moradores do Conjunto Reitor Miguel Calmon, Lauriano Barbosa – Loly como é conhecido, ressalta que trata-se de uma comunidade carente e que precisa desse tipo de iniciativa. “Nossa comunidade sabe que depois que as ações começaram a chegar aqui, tudo mudou. Sabemos que precisamos de mais e muito mais virá”. Seu Loly acrescenta que em junho solicitou apoio do Ministério Público para implantação na comunidade de uma agência bancária, uma Companhia de Polícia Comunitária, um posto do SAC, um Centro de Recuperação de Drogados, um hospital e o aumento do efetivo da Polícia Militar da área. Ainda na Feira de Saúde e Cidadania realizada em São Caetano, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência – SUSPREV, designou o Núcleo de Projetos Especiais – Nupe, para desenvolver ações de vigilância patrimonial e de prevenção à violência. De acordo com o superintendente da instituição, Coronel Cassivandro da Costa Santos, em eventos deste porte a Guarda Municipal tem papel fundamental, pois aperfeiçoa seus conhecimentos com os profissionais envolvidos e repassa-os ao cidadão. “Nós faremos muito mais porque percebemos a necessidade do nosso trabalho”.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Novo posto para mais eficiência da Guarda Municipal

Foto - Noel Tavares
Por ASCOM-SUSPREV

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) implantou mais um posto da Guarda Municipal, visando atender melhor as atividades diárias, assim como as necessidades dos servidores e também dos cidadãos, que procuram os serviços do município de Salvador. Com o efetivo de 143 guardas e quatro viaturas, o novo posto está localizado na Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Gestão- Seplag e abrange as áreas do Campo Grande, Lapa, Vale dos Barris, Rua Chile, Praça Castro Alves, Largo 2 de Julho e Garcia.
De acordo com o supervisor, Edney Lima, a área é muito complexa, com escolas, cinemas, praças e outros locais de grande circulação de pessoas, requerendo grande atenção dos guardas, sempre de prontidão para desenvolver suas atividades com eficiência. "Nós iremos acionar o Núcleo de Projetos Especiais (Nupe), da Guarda Municipal para desenvolver ações educativas, a Secretaria Municipal do Trabalho , Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), para tratar dos moradores de rua, e a Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP), para fiscalizar o comércio de bebida alcoólica", acrescenta.
A população tem reclamado que, pelo menos em dois dias da semana, é comum por parte dos estudantes, no Campo Grande, a prática de atos ilícitos, uso de bebida alcoólica e de outras drogas. Outro ponto da cidade em que os fatos ocorrem com frequência é a Estação da Lapa. Para amenizar a situação, a Susprev reforçou a atuação da Guarda nestes locais, com equipes que trabalham 24 horas. O telefone do posto é (71) 2201-8438.



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Nosso futebol sempre deixando a desejar

Foto Internet
Hoje, vou escrever sobre futebol, mas prometo não me alongar. Os clubes da Bahia infelizmente fazem papel não muito satisfatório, pois os nossos representantes não conseguem ficar na primeira colocação das competições que disputam. O Fluminense de Feira de Santana estava muito bem no Nordestão e também na Série D do campeonato brasileiro. No regional, caiu para a última colocação, já na 4ª divisão, está em 2º lugar. Ainda na quarta divisão, outro representante, o Camaçari não disse para que veio, é o último. O Bahia chegou na segundona e parece que foi para ficar, hoje é o sétimo com 23 pontos. O Vitória é o 14º colocado com 17 pontos, isso falando em primeira divisão do campeonato brasileiro, porque na Copa do Brasil foi barrado pelo Santo e pela Sulamericana caiu para o Palmeiras.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vem mais chuva por aí

Neste momento não chove em Salvador, mas o frio continua e de acordo com o serviço de meteorologia, a chuva volta nas próximas horas e pode trazer mais estragos ao povo da capital baiana. ontem, mais um casarão caiu na região do centro de Salvador. O que preocupa é que o asfalto apresenta problema.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Olha a chuva, e o frio também!

Ouvindo hoje (16) o noticiário da Rádio e confirmei com o da TV  que uma frente fria está a caminho da capital baiana. Ironia, eu fiquei a tarde toda na sala de aula na faculdade, pois sei que hoje é minha folga no trabalho, então aproveito toda segunda, para fazer as atividades passadas pelos professores. mas quando resolvi, por volta das oito da noite, sair para fazer um lanche me deparei com o tempo chuvoso, e olha que é chuva mesmo, nada de pingo! Com o vento forte, tremi a pensar e agora vou para casa ou fico por aqui até às dez? Não tive outra alternativa, fui ao carro peguei um casaco e me aqueci, pois não guentava mais tanto frio assim. Esse tipo de situação é bom ser lembrada porque, diante de tantos absurdos, nós muitas vezes não lembramos dos outros. Comigo aconteceu uma situação de sentir frio e ter para onde correr e até me agasalhar, mas muitos irmãoszinhos não tem nem mesmo uma casa simples para morar. Gente, é duro! Mas nem tudo de ruim que ocorre deve ser jogado para o lado, pode ser a grande oportunidade para parar e refletir. Agora estou muito bem agasalhado e digitando essas letrinhas chamo sua atenção novamente, nunca esqueça dos outros, afinal, amnahã terça (17), de acordo com o serviço de meteorologia, vai chover e fazer frio, e muitos não vão ter como se proteger. 

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Apresentadora se destaca em debate cauteloso

Apresentadora Rita Batista
  1. Na porta da emissora, as torcidas se aglomeravam desde cedo sem se incomodarem com o perigo do trânsito na frente da TV Band Bahia. No estúdio principal, profissionais de gabarito desde a atendente, passando pela área técnica, até chegar a apresentadora Rita Batista que, simplesmente deu um show de comando, colocando em seus devidos lugares os homens candidatos ao governo do Estado da Bahia. Jacques Vagner (PT), Paulo Souto (DEM), Luiz Bassuma (PV), Geddel Vieira Lima (PMDB) e Marcos Mendes (PSOL) se articularam para não infligirem as leis que regem o debate, mas mesmo assim, os ânimos em algumas vezes subiram e ficaram a flor da pele. Como era de se esperar, o governador Jacques Vagner foi o alvo dos ataques, pois trata-se de quem está no poder e também por está a frente das pesquisas.

governador Jacques Vagner

Jacques Vagner disse que em seu governo colocou nas ruas seis mil novos policiais, cerca de 20 condenados pela justiça baiana foram encaminhados para outros estados, onde estão em prisões de segurança máxima. Vagner disse que vai investir na infraestrutura e na moradia para o povo.

 



 
candidato Paulo Souto

Paulo Souto disse que a violência em Salvador cresceu tanto que a média de assassinatos na capital baiana é seis vezes mais que na capital paulista. “O Estado precisa de um plano emergencial para reduzir os números dos homicídios”. O candidato ainda citou que é inadmissível o SAMU não poder entrar em determinados bairros de Salvador e que médicos são impedidos de entrar nos postos.




 Geddel Vieira Lima
Geddel disse que no governo passado, no caso se referindo a Paulo Souto, que foram oito anos de governo e não houve combate a violência. Candidato ressaltou os trabalhos que realizou quando estava no governo Lula. Trouxe investimentos para a Bahia e chegou a brincar quando afirmou que só trouxe 50% dos recursos e que deveria trazer 70%. Só resta para o eleitor esperar e analisar cada proposta dos candidatos e decidir na hora do voto, pois esse é o momento em que você vai colocar no poder alguém que deve ficar pelo menos quatro anos ditando as normas no Estado da Bahia.


Luis Bassuma

Luis Bassuma disse que na Bahia existem cerca de sete mil armas clandestinas e que a cidade de Feira de Santana é a única cidade baiana que desenvolve programa para incentivar o desarmamento, lá, de acordo com o candidato recolhe armas não regularizadas.






Marcos Mendes atacou Vagner através do programa Bolsa Família. Ele acrescentou que a Bahia precisa passar por um reforma agrária. “Tem gente com mais de 400 hectares de terra”. O candidato acrescentou que a Bahia precisa de educação de qualidade. “Nada de ficar no cangote de Lula”, conclui.

Só resta para o eleitor esperar e analisar cada proposta dos candidatos e decidir na hora do voto, pois esse é o momento em que você vai colocar no poder alguém que deve ficar pelo menos quatro anos ditando as normas no Estado da Bahia.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O desequilíbrio promovido pelo homem

Foto - Internet
Um fenômeno que acontece todo ano, há mais de dez. Esta semana, as praias de Patamares e Itaparica receberam dois visitantes ilustres, trata-se de dois pinguins que mudaram a rotina dos dois locais onde foram encontrados. De acordo com os especialistas, essas aves vieram para águas baianas por se perderem de suas famílias na Patagônia. O Instituto de Mamíferos Aquáticos – IMA alerta que esses animais se perderam de seus grupos, durante o período de migração em busca de água com temperatura alta, período esse que vai até setembro. Só em 2008, cerca de 1.600 pinguins se perderam e chegaram as praias da Bahia. Desses, 800 voltaram para casa de avião. O fenômeno de pássaros, pinguins e outras aves migrarem não me convence, quando dizem que trata-se de uma situação que acontece anualmente, até poderia ser normal, mas se ocorre este tipo de situação é porque onde eles vivem acontece algo diferente com o meio ambiente e, então, eles saem em busca de melhores condições de vida. Resultado é que muitos morrem e outros são encontrados pelo homem que gasta muito para recuperá-los e em seguida encaminhá-los para casa. Meu pensamento não muda, se o homem não mudar seu comportamento, o desequilíbrio da natureza só tende a aumentar.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Visita inesquecível na Sociedade AM

Francisco Rodrigues/Noel Tavares
Geralmente eu não escrevo algo relacionado a mim, mas na última postagem não tive como deixar de expressar para todos, a forma que vou receber homenagem em setembro, na Biblioteca do Barris, em Salvador. Claro que, sem dizer que em novembro recebo o título de cidadão nazareno, ou seja, passo a ser considerado como pessoa que nasceu no município de Nazaré das Farinhas – Bahia. Sobre esses títulos ainda vou escrever algumas linhas, mas ainda está cedo. Hoje, prefiro escrever sobre uma visita que recebi no estúdio da Radio Sociedade, no último domingo, dia 8 de agosto, dia em que comemoramos o dia dos pais. Datas como essa, eu sempre observo com cautela, pois, muitos aproveitam para o lado comercial, outros aproveitam para abraças seu papai, enquanto outros como eu, preferem valorizar o papai todos os dias e lembrar desta data. Voltando a escrever sobre a visita que recebi no estúdio da 740 AM, digo que foi muito boa, pois um papo amigo com um senhor de 75 anos, pode ter certeza que é papo para se guardar no peito, pois essa pessoa tem muita experiência para passar, e não deu outra. Morador de Feira de Santana – Bahia, Francisco Rodrigues, com seus cabelos brancos, sorriso ímpar, fisionomia de pureza e coração de mãe, resolveu pegar um ônibus, depois um taxi e ser o nosso entrevistado. Pois é, foi este simples homem que me ajudou a fazer o programa do dia dos pais. Seu Francisco como é chamado, falou do prazer de ser pai, deu exemplos de vida e conquistou a audiência do programa, pois foram inúmeros os telefonemas para a emissora. Para minha surpresa, seu Francisco ainda declamou para mim um poema feito com carinho e com muita dedicação. Desta forma, encerro esse pequeno texto deixando minha impressão que a vida está aí para todos, porém tem que saber vivê-la de maneira intensa, para nunca se arrepender! Parabéns seu Francisco.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

I ENEBI – Encontro de Escritores Baianos Independentes – 2010

Publicado por : Poesia Baiana

Fonte: Poesias sem Fronteiras


Foto - Paulo Roberto
Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Escritores Baianos Independentes que será realizado dias 10 e 11 de setembro (sexta-feira e sábado), na Biblioteca Pública do Estado (Rua General Labatut, 27 – Barris). Uma realização da Fundação Ómnira, com o apoio da Fundação Pedro Calmon, Apub – Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Bancários, Cepa-Círculo de Estudo Pensamento e Ação e Cantina da Lua; o evento tem a coordenação dos jornalistas e escritores Carlos Souza e Roberto Leal. O evento terá na sua programação: debates; lançamento de livros; exposição de livros de escritores baianos; recital poético; uma mesa redonda por dia, com convidados de peso da nossa literatura e coquetel ao final. A taxa de inscrição é de R$ 50 por participante, que dará direito a um kit (camisa/caneta/bloco de anotação e crachá), as inscrições são limitadas a 100 participantes, podendo ser escritores, poetas, estudantes, professores e público interessado, até o dia 15 de agosto. Mais informações: Fundação Òmnira, Rua Leste 2, quadra 37.2, lote 01 Parque São Cristóvão – CEP 41500-610 Salvador/BA, Telefax (71) 3252-1693 ou lealomnira@yahoo.com.br. O objetivo do evento é buscar a integração, o intercâmbio e a discussão em torno das dificuldades encontradas por escritores independentes na elaboração das suas obras, da escassez de apoio cultural para a realização de eventos literários e da falta de políticas públicas culturais para o setor. Ao final do evento será elaborado documento com o balanço das atividades discutidas no encontro e que será entregue ao Sr. Secretário de Cultura Márcio Meirelles. Já confirmada às participações: do professor e escritor Germano Machado (UFBA/UCSAL), jornalista Lindomar Assis (Globo FM), jornalista Sandro Caldas (Metrópole FM), jornalista Noel Tavares (da Rádio Sociedade, que receberá o Titulo de Personalidade de Importância Comunitária oferecido pela Fundação Òmnira a profissionais que se destacam fazendo trabalhos em favor das comunidades, na área de esporte, cultura e lazer), escritora Clara Maciel, professor e poeta Alino Matta (Faculdade de Ciências e Tecnologia Albert Einstein – Cruz das Almas), escritores Alberto Peixoto e Carlos Magno (Feira de Santana), poeta Francisco Batista (Juazeiro), escritor Francisco JB Sá, o poeta e ativista cultural Baco Figueiredo (Boquira).

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O pão nosso de todos os dias

Foto - Noel Tavares
Quando eu era pequeno minha mãe dizia que a hora das refeições era momento sagrado. O tempo passou e as pessoas não respeitam mais aqueles princípios que nossos antepassados nos ensinaram. Eu por exemplo, aprendi que deve-se sempre pedir a benção aos mais velhos, aprendi também que as crianças precisam ser respeitadas e receber bons exemplos dispensados pelos mais velhos, para que cresçam numa cultura que valoriza os princípios da família. Foi assim que eu pelo menos eu aprendi, que a pessoas que se enquadram neste contexto tem tudo para ser um adulto exemplar, e que acima de tudo, preza pelo respeito ao cidadão e a cidade onde mora, preservando também, sua cultura religiosa.
Foto - Noel Tavares
Depois de escrever o parágrafo anterior, resolvi entrar de vez no assunto deste texto. É que eu fiquei estarrecido quando, em cajazeiras VII, dia 2 do mês corrente, percebi um veículo trasportando pão para um mercadinho localizado na rótula de Cajazeiras V. Antecipo que minha intenção não é criticar o fato do alimento milenar ser transportado, mas chamo atenção da forma que esse transporte acontece. Um carro caindo aos pedaços, com diversos balaios cheios de pão e expostos ao tempo. Imagine a quantidade e variedade de vírus e bactérias que penetram neste alimento diariamente?
Outra preocupação que tenho, é com o fabrico de pão. Muitas vezes este fabrico acontece no fundo do quintal, sem higiene algum. Sendo assim, se compramos o pão e levamos a mesa juntamente com vírus e bactérias, não adianta mais lavar as mãos antes de pegar no alimento. Gente, o que precisa é conscientização e alguém ver situação como essa, é preciso denunciar o ocorrido a secretaria de saúde de município, aqui em Salvador o número é 156. Quando papai e mamãe nos ensinaram que devemos ter responsabilidade foi também pensando em que cada um tenha e coloque em prática o dever de cidadão. E vamos comer pão!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A capital baiana parou

Uma manifestação de pessoas insatisfeitas com a situação que vivem culminou nesta segunda-feira (02), em um monstruoso engarrafamento que atrapalhou a vida do soteropolitano. Moradores do bairro Calabetão fecharam a pista da BR 324 sentido Feira de Santana. Com o movimento, a pista que dar acesso ao centro de Salvador também sofreu com o congestionamento porque os motoristas paravam para observar. Outro motivo que ajudou a engarrafar as pistas foi a grande quantidade de fumaça, de pneus e entulho que foram jogados na pista.
Foto - Noel Tavares - Av. Luiz Eduardo Magalhães
Uma situação como essa chama atenção, porque o movimento ocorreu pela insatisfação de um povo que está inconformado com o descaso dispensado a comunidade pelos poderes públicos. Eu tenho certeza que se não houvesse insatisfação, o movimento não teria acontecido. Mas penso também se acontessesse alguma tragédia na cidade e fosse preciso de ambulância, corpo de bombeiros, polícia ou outro veículo que desempenha atividade emergencial, seria impussível trafegar. A cidade, na verdade, ficou completamente parada: além do local da manifestação, o congestionamento atingiu a Rótula do Abacaxi, avenida Luis Eduardo Magalhães, ACM, Paralela e Bonocô. Não tiro a razão dos autores do protesto, mas me pergunto já pensou se todos resolverem tomar este tipo de decisão?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Transalvador e Guarda Municipal na operação carga e descarga

Por ASCOM-SUSPREV


Em cumprimento ao decreto Nº 20.714, de 12 de abril de 2010, a Guarda Municipal do Salvador apoia as atividades da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) para disciplinar o sistema de carga e descarga. A partir da publicação do decreto na cidade do Salvador, só é permitido o processo de carga e descarga de segunda à sexta-feira, das 21h às 6h. Aos sábados, o horário sofre alteração, sendo de 0h às 6h e das 14h às 24h. Aos domingos e feriados o horário é livre, exceto na orla, quando somente poderão ocorrer no período compreendido entre 0h e 8h, e também das 16h às 24h.
A fiscalização, através da parceria Transalvdor/Guarda Municipal acontece com abordagens aos motoristas que insistem em burlar a lei municipal. De acordo com o gerente de trânsito da Transalvador, Janivaldo Rosário, as equipes atuam na Rótula de Cajazeiras X, na Praça Almeida Couto (Nazaré) e no Bonfim. Como nesses locais o fluxo de pessoas transitando é intenso devido ao grande número de hospitais, escolas, igrejas e praças, os agentes fazem a fiscalização a pé. Já nas outras partes da cidade, o trabalho acontece com os Guardas e agentes de trânsito a bordo de motos e viaturas.
Desde o início da operação carga e descarga, em 14 de junho, até o final de julho, foram realizadas 986 autuações, além de 781 apreensões de veículos infratores. Rosário acrescenta que os trechos onde as infrações ocorrem com maior frequência são: Boca do Rio, Avenida Bonocô, Brotas, Graça, Federação, Pernambués, Pau da Lima, Itaigara, Largo 2 de Julho, Liberdade, São Cristovão, Pero Vaz, avenidas San Martin e Vasco das Gama, Vitória, Rio Vermelho e Vale da Muriçoca. “Toda mudança gera resistência, mas já conseguimos êxito em diversos pontos da cidade”, acrescenta.
Em São Marcos/Pau da Lima, a equipe mista atua em viatura com dois guardas e dois agentes da Transalvador. De acordo com o supervisor de trânsito, Avail Barreto, nesta área as equipes usam o bom senso como principal ferramenta de trabalho e com o auxílio da Guarda Municipal, a operação tem fluído. “Nosso trabalho é em conjunto: os guardas fazem o monitoramento do trânsito e a segurança da área, e os agentes da Transalvador verificam documentos, fazem remoção ou apreensão do veículo, quando necessário”, finaliza. O guarda Julio Ramos destaca que essa é mais uma forma de contribuir para a melhoria da vida do cidadão de Salvador. A cabeleireira Letícia Martins enfatiza que a operação carga e descarga deu fluidez ao trânsito. “Eu acho que melhorou bastante porque diminuiu o engarrafamento”, conclui.