segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Transalvador e Guarda Municipal na operação carga e descarga

Por ASCOM-SUSPREV


Em cumprimento ao decreto Nº 20.714, de 12 de abril de 2010, a Guarda Municipal do Salvador apoia as atividades da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) para disciplinar o sistema de carga e descarga. A partir da publicação do decreto na cidade do Salvador, só é permitido o processo de carga e descarga de segunda à sexta-feira, das 21h às 6h. Aos sábados, o horário sofre alteração, sendo de 0h às 6h e das 14h às 24h. Aos domingos e feriados o horário é livre, exceto na orla, quando somente poderão ocorrer no período compreendido entre 0h e 8h, e também das 16h às 24h.
A fiscalização, através da parceria Transalvdor/Guarda Municipal acontece com abordagens aos motoristas que insistem em burlar a lei municipal. De acordo com o gerente de trânsito da Transalvador, Janivaldo Rosário, as equipes atuam na Rótula de Cajazeiras X, na Praça Almeida Couto (Nazaré) e no Bonfim. Como nesses locais o fluxo de pessoas transitando é intenso devido ao grande número de hospitais, escolas, igrejas e praças, os agentes fazem a fiscalização a pé. Já nas outras partes da cidade, o trabalho acontece com os Guardas e agentes de trânsito a bordo de motos e viaturas.
Desde o início da operação carga e descarga, em 14 de junho, até o final de julho, foram realizadas 986 autuações, além de 781 apreensões de veículos infratores. Rosário acrescenta que os trechos onde as infrações ocorrem com maior frequência são: Boca do Rio, Avenida Bonocô, Brotas, Graça, Federação, Pernambués, Pau da Lima, Itaigara, Largo 2 de Julho, Liberdade, São Cristovão, Pero Vaz, avenidas San Martin e Vasco das Gama, Vitória, Rio Vermelho e Vale da Muriçoca. “Toda mudança gera resistência, mas já conseguimos êxito em diversos pontos da cidade”, acrescenta.
Em São Marcos/Pau da Lima, a equipe mista atua em viatura com dois guardas e dois agentes da Transalvador. De acordo com o supervisor de trânsito, Avail Barreto, nesta área as equipes usam o bom senso como principal ferramenta de trabalho e com o auxílio da Guarda Municipal, a operação tem fluído. “Nosso trabalho é em conjunto: os guardas fazem o monitoramento do trânsito e a segurança da área, e os agentes da Transalvador verificam documentos, fazem remoção ou apreensão do veículo, quando necessário”, finaliza. O guarda Julio Ramos destaca que essa é mais uma forma de contribuir para a melhoria da vida do cidadão de Salvador. A cabeleireira Letícia Martins enfatiza que a operação carga e descarga deu fluidez ao trânsito. “Eu acho que melhorou bastante porque diminuiu o engarrafamento”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário