sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal encerra curso com eficiência

Foto - Integrante do Curso
   Durante onze dias, 30 alunos das Forças Armadas e forças auxiliares, participaram do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães de Faro, ministrado em parceria entre o Corpo de Bombeiros da Bahia, através do 10º GBM (Simões Filho), e a Associação de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Brasil – ABRESC – Brasil. A especialização com duração total de 110 horas, com aulas práticas e teóricas, aconteceu no Centro Industrial de Aratu – CIA, para membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão, Paraná, Paraíba e Bahia (Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Jequié e Simões Filho). Foram disponibilizados também vagas para o Batalhão de Choque e Batalhão de Guardas da Polícia Militar, 12ª CIPM, Companhia de Polícia do Exército, Guarda Municipal do Salvador e Companhia de Policiamento Especializado - Cerrado/Pólo Industrial.
   Terça (15), a Guarda Municipal do Salvador participou com mais intensidade no curso: o supervisor de operações, GM Osvaldo Vitório, com experiência de nove anos no exército, passou instruções teóricas sobre Orientação de Busca e Salvamento com o auxílio da bússola e do GPS. “Quando eles estiverem em situações adversas, vão poder usar os conhecimentos adquiridos nas instruções”. O GM Carlos Damasceno, subgerente de operações, ministrou aulas práticas de busca terrestre sob orientação da carta terreno, bússola e GPS. “Trata-se de conhecimentos adquiridos durante nove anos que passei no exército”.
   O GM Fabio Amaral, supervisor de operações, executou os procedimentos de como manusear e traçar rotas utilizando a bússola e o GPS. O Guarda garante que desenvolveu técnicas durante os seis anos que serviu no exército. “O resultado de todo esse trabalho, vai ser colocado em prática, numa eventual necessidade”.
   De acordo com capitão Allan Guanais, coordenador do curso, o grupo está pronto para atuar de forma eficiente, com auxílio de cães bem treinados na busca por vítimas em desastres como desabamentos de imóveis, alagamentos, afogamentos, soterramentos, perdas na mata, buscas subaquáticas e deslizamentos de terra. O militar ressalta que o Corpo de Bombeiros da Bahia tem seis cães, sendo que dois estão prontos para o trabalho e outros quatro estão em fase de treinamento. Capitão Guanais adiantou que neste curso, tanto cão quanto homem receberam instrução e que o rendimento dos participantes é satisfatório. Um dos destaques, é o Guarda Municipal Ubirajara Azevedo.
   Comandante do Grupamento de Operações com Cães – GOC, e estagiário do curso, o agente de segurança do município de Salvador destaca que vai implantar em seu grupo de trabalho, técnicas que servirão para a multiplicação desses conhecimentos, além de preparar seu grupo para atuar em possíveis tragédias. “Meu objetivo foi alcançado. Obtive o máximo de informação possível e vou repassar o que eu aprendi, incentivando meus colegas que também são capazes”, finaliza. Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, ressalta que a intenção é trocar experiências e preparar seu pessoal para, numa eventual necessidade, ter pessoas capacitadas para desenvolver as ações. “Este curso faz parte das exigências da FIFA para que as cidade sedes da Copa do Mundo de 2014 estejam bem preparadas. Estamos atentos a isso”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário