quinta-feira, 14 de maio de 2009

TODOS PREOCUPADOS COM A SEGURANÇA

Na manhã de hoje (14), estive em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador - RMS , no Município acontece hoje e amanhã (15) o I Congresso Nacional de Segurança-Conseg, o evento é promovido pelo Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de segurança com Cidadania – PRONASCI. Entre os participantes, eu Noel Tavares que sou Assessor de Comunicação da Guarda Municipal do Salvador – GMS. Ainda pela GMS estiveram presentes as Assessoras Tecnicas Olívia e Claudia Maia, também estiveram presente, o gerente de Tecnologia da Informação Carlos Francisco, além das Guardas Renata Nascimento e Elza Nascimento.
Também foram convidados Orlando Dourado Titular da 22ª delegacia, Regina Trindade Lopes representante do Ministério da Justiça, Leonardo da Silva Juiz da Vara Crime, Clarice da Paixão Coordenadora do Conseg, além de outras autoridades e moradores do Município. Foi a oportunidade de rever pessoas inteligentes e que trabalham sério como o Prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, além do Vereador Everton Paim, pessoas que já não tinha contato por mais de cinco anos.
Este foi realmente o momento para discutir um problema que se alastra desde quando eu era pequenininho, a violência. A intenção do congresso e discutir e chegar a um ponto de equilíbrio sobre a fase crescente da violência no país. Um documento será produzido e encaminhado para ser discutido na plenária estadual, que acontece depois do evento passar em Salvador,ainda no fim deste de mês. O documento produzido na plenária estadual será encaminhado para ser discutido na plenária nacional, em Brasília.
Meus amigos, é muito bom ver atividades como esta, afinal, violência tem que ser atacada com um trabalho em conjunto e o mais interessante é que num momento como este as picuinhas da política partidária foram deixadas de lado, fator que traz resultado positivo,e assim fortalece aqueles que enxergam o combate a violência através de ações conjuntas de cidadania.
É como foi dito na abertura do evento “um real a mais investido em programas de segurança significa menos gasto na saúde”. No país da democracia, da liberdade de imprensa, e da tão falada liberdade social,. É fácil perceber que todos sofrem com o aumento da violência. Quem pode se proteger se tranca em casa com grades, portões e muros altos com cerca elétrica, isso sem falar daqueles que podem pagar por segurança particular. Mas existem aqueles que não dispõe de recursos financeiros e escora o barraco com pedaço de barrote ou estronca. Mas nenhuma dessas alternativas serve como solução o melhor é juntar forças, discutir o assunto e achar uma solução para este grave problema. Em Simões Filho, o evento acontece até amanhã e aqui em Salvador acontece ainda este mês, nos dias 27,28 e 29.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Noel, concordo plenamente que para solucionar a violência "O melhor é juntar forças para discutir o assunto e achar uma solução para este grave problema". Como comunicadores podemos contribuir para um mundo mais pacífico, vamos veicular e multiplicar a idéia de "juntar as forças" e acreditar na expansão do Amor Incondicional para formarmos elos de fraternidade.
    Bons fluidos!!!!
    Atma ( Valéria Silva)

    ResponderExcluir