A segurança pública é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade brasileira e um dos maiores desafios para o Estado. Seja nas regiões metropolitanas ou no interior, o crescimento da criminalidade e da violência no Brasil tem vitimado o futuro de milhares de pessoas, principalmente jovens de comunidades carentes.
Atento à gravidade da situação, o governo federal, por meio do Ministério da Justiça (MJ), tem apresentado saídas inéditas para o setor. A implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a partir de 2007, e o lançamento da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), em 2008, são dois exemplos importantes: induzir ações concretas e inovadoras e, ao mesmo tempo, promover um grande debate com a sociedade sobre a segurança pública.
Em Salvador, desde ontem (27) e até amanhã (29), as discussões acontecem no Centro de Convenções. É a oportunidade para as comunidades debaterem a segurança do município em busca de dias melhores. A Conseg – Etapa Salvador, dar a oportunidade para entidades de classe, sociedade civil, trabalhadores da área de segurança, dentre outras pessoas preocupadas com o tema, discutir o assunto que com certeza é de interesse de todos. “Eu vim para repassar a informação para minha comunidade. A Conseg chegou na hora certa, pois não adianta armar a polícia e pensar que está combatendo o crime”, disse Madalena Rodrigues, Presidente da União das Associações de Moradoresde Salvador e Região Metropolitana e também Presidente do conselho de Moradores da Boca da Mata.
Noel, é importante que aconteçam mesmo esse eventos, porque motiva a a população que é são os principais afetados a participar e conhecer seus direitos e se tornar uma sociedade ativa no combate a esse problema que mata muito mais que um país em guerra.
ResponderExcluir